domingo, 11 de novembro de 2007

Bento XVI: reacionário ou fiel?


Falaram mal de Bento XVI por dizer que a Igreja Católica era a única igreja verdadeira. mas o que se esperava? Que ele dissesse que tudo vale???? Chamaram-no de dogmático, reacionário e de coisinhas menos elegantes. Mas qual a razão?? Será que alguma igreja, mesmo aquela da esquina que ontem mesmo era um supermercado ou um cinema pornô, acha que não é a verdadeira? Aliás, algum de nós acha que está errado? Todos temos a boa e velha pretensão à verdade. Achamos que estamos certos. Se estamos ou não é outra questão. Se podemos justificar nossa crença é uma questão ainda mais espinhosa.

O Papa representa valores eternos, gostem ou não. O que ele deve defender é uma doutrina que é considerada divinamente revelada. Eu não creio. Ok, mas então o que eu tenho a ver com a crença do Papa e de milhões de católicos? Nada, absolutamente nada. Ele crê no que quer e eu no que quero. Estamos resolvidos.

O Papa é reacionário? É reacionário quem defende os valores que julga verdadeiros??

A maioria dos críticos do Papa nesse caso não passam de medíocres autômatos repetidores dos slogans e fábulas do Iluminismo voltairiano. Sabem eles do que falam ? Conhecem o cristianismo a fundo, a história e a filosofia da Igreja ? Não, é claro. Não é necessário conhecer. A Igreja está errada de saída. Como o rei era desde sempre um usurpador do poder, tal qual os revolucionários gostavam de dizer, assim também a Igreja está errada em qualquer coisa que defenda. " Era melhor que fosse silenciada de vez", é o que pensam secretamente.Consideram-se muito sagazes, mas não agüentam cinco minutos de discussão séria e pesada sobre o mais trivial problema filosófico.

São só tagarelas que não percebem as próprias pretensões e o próprio dogmatismo raso.
Para encerrar, ecumenismo não é relativismo. É sintomático que só possamos pensar em tolerância a partir da dúvida, da incapacidade de discernir a verdade. Toleramos porque não sabemos a quem dar razão. Se soubéssemos...

Nenhum comentário: